Comunicações
As comunicações
deverão ser direcionadas para os grupos temáticos propostos abaixo. Serão 08 (oito)
sessões simultâneas, com até 08 (oito) trabalhos
em cada. Cada comunicação tem duração de 15 minutos, totalizando 1h30min. + 30 minutos para discussões de todos os
trabalhos.
Grupos Temáticos
Os
grupos temáticos para apresentações de comunicações são as seguintes:
- Linguística(s) e
ensino:
A proposta deste simpósio é agrupar, em uma
discussão dialógica, as pesquisas (concluídas ou em andamento) e as
experiências de ensino e aprendizado que trazem abordagens das diversas
áreas da linguística e de suas aplicações. Preferiu-se o termo
“linguística(s)” para que os diversos campos dos estudos da linguagem
possam encontrar espaço para serem expostos e ganhar as devidas
repercussões; preferiu-se o termo “ensino” para que a visão da prática
pedagógica fosse ampla em suas múltiplas manifestações, e não apenas
reduzida ao ambiente educacional institucionalizado. Sendo assim,
aceitam-se trabalhos com tônus do labor linguístico geral em conexão com o
processo de ensino amplo.
Responsável: Prof. Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal
- Literaturas
africanas e afro-brasileiras na sala de aula: pesquisa e ensino: O
GT se propõe a ser um espaço para divulgação de pesquisas envolvendo as
Literaturas africanas e afro-brasileiras, assim como busca oportunizar
reflexões sobre práticas leitoras destas literaturas, em espaços formais e
não-formais de educação.
Responsável: Profa. Ma. Claudia Rocha da Silva e Profa. Dra. Zoraide Portela da Silva Cunha
- Giras Literárias
na escola e outras freguesias: vozes não canônicas na formação de
leitores:
Este GT destina-se a confluir pesquisas
acadêmicas (concluídas ou em andamento), bem como relatos de experiências
que se relacionem aos processos de formação de leitorxs no contexto
escolar e em outros espaços (coletivos culturais, ongs, movimentos
sociais, dentre outros). Serão aceitos trabalhos que lancem olhares
diversos sobre produções literárias não canônicas e suas formas de
circulação pelos espaços supracitados. Pretende-se, com isso, fomentar
discussões sobre circuitos alternativos de difusão literária, vozes
dissidentes ou à margem do cânone, dinâmicas coletivas de acesso ao livro,
formas de interação com plataformas digitais e suas repercussões na
formação leitora de sujeitos. Educadoras/es, mediadoras/es literárias/os,
artistas, pesquisadoras/es e militantes dos movimentos sociais serão bem
acolhides neste nosso GT.
Responsável: Profa. Ma. Daniela Galdino Nascimento
- Literatura baiana:
limites, caminhos e transbordamentos: A
proposta do grupo de trabalho, concebido a partir do grupo de pesquisa
“Literatura, história e sociedade”, cadastrado no CNPQ e certificado pela
UNEB (Universidade do Estado da Bahia), é fomentar a discussão em torno
das formas de construção do que se convencionou chamar de “literatura
baiana” em suas diversas manifestações, tanto aquelas canonicamente
consagradas quanto as ligadas à tradição oral. Tal discussão envolve tanto
o próprio conceito de “literatura baiana” – sua história, seus limites e
transbordamentos – como as escolhas temáticas, éticas e estéticas de seus
autores e autoras, e, também, as formas de produção, divulgação e
distribuição dessa literatura. Interessa-nos, assim, investigar: (1) a
construção da etiqueta institucional “literatura baiana”; (2) quem são os
autores e autoras que fazem parte dela, e que relação estabelecem com o
cânone da literatura brasileira; (3) as soluções artesanais encontradas
por esses escritores e escritoras para divulgação de sua escrita e,
finalmente, (4) tanto a relação das
grandes editoras como a literatura baiana como o surgimento de pequenas
editoras baianas, dedicadas a responder a uma demanda de publicação dessa
literatura, e suas estratégias de sobrevivência no mercado editorial.
Responsável: Prof. Dr. Idmar Boaventura Moreira
- Práticas
pedagógicas e Formação de professores:
O presente eixo temático visa ser um espaço de
debate e reflexão entre Pesquisadores: Docentes e Discentes – entendendo
que ambos são sujeitos de saberes e por meio de uma relação dialógica
constroem e (re) significam a práxis pedagógica. Serão discussões acerca
das diversas práticas pedagógicas desenvolvidas nas diretrizes
curriculares, nos projetos pedagógicos, nas práticas docentes e nas
diversidades educacionais em espaços escolares e não escolares,
considerando seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais, etc.
Discute ainda a Formação de Professores, seja ela inicial e/ou continuada,
posto que estas realidades são e estão (inter) articuladas, a primeira é
entendida como o processo inicial, isto é, sistemática, metodológica
cientifica ao passo que a segunda se dá no exercício da Docência por meio
do saber-fazer/fazer-saber. Deste modo, entendemos que a partilha e a socialização
de experiências busca ser um momento que gera uma “ação-reflexão-nova
ação” como processo contínuo de formação.
SUBEIXOS
Eixo 1: Avaliação Escolar e
da Aprendizagem
Investigações, estudos e experiências a respeito de diferentes
procedimentos e instrumentos de avaliação que ocorrem em instituições
escolares, em especial, os que envolvem a avaliação da aprendizagem em
matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino e a avaliação em larga
escala (Prova Brasil, SAEB, ENEM, PISA, etc.)
Eixo 2: Práticas pedagógicas: constituição da
docência em outros olhares
Profissionalização docente: percursos e discursos sobre a
formação; Ações didático-pedagógicas integradoras; Processos didáticos na
formação de professores – relação teoria e prática; Currículo, projeto
pedagógico e práticas docentes;
Eixo 3: Educação e Tecnologia
Esse eixo pretende oferecer espaços para problematizar a
utilização de tecnologias digitais para ensinar e aprender, na educação formal
e não formal, em diversos níveis e contextos.
Objetiva ainda discutir o surgimento de novos modelos educacionais
decorrentes das tecnologias digitais e dos processos em rede.
Eixo 4: Práticas pedagógicas no ensino de língua portuguesa
Discussão fundamentada em experiências de professores, de
estudantes de graduação, dentre outros profissionais da área da educação, cujo
olhar esteja voltado para questões da linguagem, no que tange à prática de
leitura e de produção em sala de aula. Espera-se, portanto, um momento de
reflexão a partir da tríade ação - reflexão - ação, no sentido de promover um
olhar para o peso das atividades de leitura e de escrita, considerando as
proposições de intertextualidade e o mundo de letramento com os quais os
usuários da língua convivem.
Eixo 5: Formação, Identidade, Profissão e Condição Docente:
Estudos teóricos e metodológicos relacionados à identidade dos
professores e às práticas e experiências educativas vivenciadas por ele ao
longo da sua trajetória pessoal e profissional. Políticas públicas e condição
do trabalho docente nos dias atuais. Os desafios e as perspectivas da
profissionalização.
Eixo 6: Currículo, saberes e práticas pedagógicas
Estudos que se dedicam à análise das teorias do currículo, de
reformas curriculares, dos saberes escolares, de metodologias de ensino e das
práticas pedagógicas, bem como de suas interações e relações com os espaços
escolares e não escolares.
Eixo 7: Educação de Jovens e Adultos,
O contexto histórico da educação de jovens e adultos no Brasil. A
legislação da educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos nas
reformas educacionais brasileiras. A articulação da educação de jovens e
adultos com a educação profissional. O acesso e permanência do trabalhador na
escola. As políticas públicas de educação de jovens e adultos. A educação de jovens e adultos no Plano
Nacional de Educação.
Eixo 8: Educação da Infância
O tema Educação da Infância abrange pesquisas e experiências que
tratem da relação entre a infância e a educação desde a educação infantil até o
ensino fundamental, além de estudos que revelem as diferentes infâncias fora do
espaço institucional, desde que contribuam com as reflexões sobre a educação da
infância. Nesse sentido, o eixo contempla estudos sobre as concepções de
criança, infância e sua educação, sobre a diversidade, diferenças e
desigualdades, as políticas para a educação da infância, formação dos
professores, avaliação, as dimensões que constituem os currículos para a
educação da infância, as culturas infantis, as produções culturais para as crianças,
os espaços e tempos para as infâncias.
Responsáveis: Profa. Ma. Jaciara de Oliveira Sant’anna Santos e
Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos
- Leitura,
Sociolinguística e Análise do discurso:
Neste Simpósio Temático, contemplamos estudos
relacionados à Leitura, Sociolinguística e Análise do Discurso que
abarquem fenômenos relacionados a eventos de variação e mudança
linguística e analisem efeitos de sentido produzidos em diferentes
contextos sociais e materialidades significantes. A partir da relação entre língua e
sociedade, propomos dialogar tanto com estudos das áreas de
Sociolinguística, de texto e de discurso, quanto de áreas afins, que
tenham como base as mais variadas perspectivas teórico-metodológicas.
Esperamos promover debates em torno de pesquisas em andamento ou
concluídas que discutam, no eixo diacrônico e/ou no eixo sincrônico, a
relação entre variação e mudança linguística, leitura e produção de
textos, discurso e poder.
Responsáveis: Profa.
Ma. Luzimare Almeida Pilôto e Profa. Ma. Maria Aparecida Souza Guimarães
- História da
leitura e da literatura, Educação literária, Livro didático e Formação
docente: Educar literariamente um sujeito
significa torná-lo cidadão, conscientizá-lo do seu lugar social,
provocando sua criticidade ao realizar suas leituras. A proposta desse GT
é dialogar com pesquisadores preocupados com as questões referentes ao
processos que envolvem a História da Leitura e da Literatura e à discussão
que se faz sobre a Educação Literária brasileira (formal ou informal). O objetivo
deste grupo temático é acolher os trabalhos que dialoguem com as pesquisas
de outros estudiosos que se dedicam às temáticas aqui apresentadas. Assim,
são esperadas propostas que contemplem: a) Escolarização do trabalho
pedagógico com a literatura; b) Discussões teórico-metodológicas
referentes às relações entre literatura ensino; c) Formação de
professores; d) História e Representações da literatura; e) Análises de
documentos oficiais, documentos escolares e livros didáticos que
problematizem as relações entre literatura e ensino; f) apresentação de
propostas de ensino, pesquisa e extensão que estejam relacionadas à
formação inicial e continuada de professores de literatura; g) Análise das
condições de implementação e desdobramentos do programa PROLER; h) Discussões
sobre aproximações e distanciamentos sobre os conceitos de ensino de
literatura, educação literária e formação literária no contexto
brasileiro; i) Reflexões sobre a
seleção de textos literários para o trabalho educativo (escolar e não escolar)
e sua correlação com políticas públicas para o livro e a leitura e com a
didatização da leitura e da escrita literária.
Responsável: Prof. Dr.
Oton Magno Santana dos Santos
- Cancelada.
- Linguística
aplicada, letramentos e análise do discurso: a palavra em tempo de golpe: A
história da Linguística Aplicada (LA) no Brasil é, sobremaneira, recente,
se levarmos em consideração o tempo de estudos e de curricularização da
Linguística nas Universidades brasileiras. Não obstante, a LA tem se
consolidado como ciência interdisciplinar, mantendo relação estreita e
direta com as demais ciências humanas e da linguagem. Dentre as ciências
da linguagem, podemos destacar a LA em interface com os estudos dos
Letramentos e os estudos da Análise do Discurso, aqui nesse caso
específico, a AD francesa, evidenciando potencialidades de investigação de
objetos advindos de corpus em língua(gem) com interfaces em estudos inter
e transdisciplinares, como as que realizamos no Grupo de Pesquisa em
Linguística a Aplicada e Transdisciplinaridade (GELAT-UNEB-CNPQ), grupo a
que integramos como pesquisadores. Para tanto, para sulear (já que nortear
se apresenta com um sentido marcadamente colonialista) as discussões e
investidas teóricas propostas para o GT, acolheremos pesquisas e estudos
em andamento e/ou concluídas que tematizem as interfaces entre os estudos
da LA, dos Letramentos e da Análise do Discurso, implicados com/em ações
linguageiras, com vertentes sociais. A forma de apresentação das pesquisas
será por meio de sessão coordenada de comunicações, com intervenções
propositivas dos mediadores e dos comunicadores. Desse modo, espera-se que
esse simpósio contribua com reflexões teóricas e empíricas para ampliações
de quadros investigativos sobre pesquisas em linguagens em esferas
profissionais e acadêmicas, já que, por intermédio de ações de interação
sociocomunicativa, como a que propomos aqui, entram em cena perspectivas
teóricas que indiciam facetas multidisciplinares de compreensões desses
estudos, produção de conhecimentos e momento de trocas simbólicas de
saberes operando na coletividade.
Responsáveis: Prof. Me.
Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Profa. Ma. Juliana Alves dos Santos, Prof. Dr.
Alexandre Fernandes, Profa. Ma. Mariana Fernandes.
- Literatura
afro-brasileira, literatura de autoria feminina e poéticas e narrativas
brasileiras modernas e contemporâneas: O
presente GT objetiva ser um lócus de reflexão crítica acerca das
literaturas (poéticas e narrativas) afro-brasileira e de autoria feminina.
Os trabalhos a serem congregados no GT devem estar vinculados a uma
proposta de análise que problematize as questões anticoloniais,
decoloniais e de descolonização do saber-poder. Serão bem vindas as
comunicações que, mesmo estando fora do circuito da literatura
afro-brasileira (Cf. Eduardo Assis Duarte) e da autoria feminina, se
esforçam e/ou tomam como objeto analítico, questões fundamentais e representacionais
acerca da negritude e do gênero. Aceitar-se-á investigações acerca da
lírica e de outras narrativas modernas e contemporâneas e seus
desdobramentos teóricos e conceituais.
Responsável: Prof. Dr. José Rosa dos
Santos Júnior
- RELIGIOSIDADE
AFRICANA: outras leituras. Apesar de muitas confissões religiosas, e não somente as cristãs,
possuírem seus textos sagrados, como o Corão, os Vedas, o Guru Grant Sahib, o
Tanakh, os Analectos, isso não pode ser considerado como regra geral. Muitos
credos não os têm. Precisamente é o caso das religiões de matriz africana no
Brasil, não obstante sua especificidade. No Candomblé, tem grande importância a
tradição oral. No espaço reservado do roncó, onde as iniciandas dão o primeiro
passo em sua iniciação, são-lhes passadas as narrativas essenciais pelos mais
velhos[1]. No passado, utilizava-se o yorubá. Trata-se de um conhecimento
milenar, já veio com os africanos escravizados, passado de geração em geração.
Em algumas casas, aquela memória se perdeu, por isso o professor de Antropologia
Reginaldo Prandi, da USP, reuniu-as em obra escrita, com o título Mitologia dos
Orixás, cuja primeira edição saiu pela Companhia das Letras, no ano de 2001. No
geral, o candomblé preza como livro a natureza em suas diferentes
manifestações. É na crença da santidade dessa leitura que nosso culto se produz
e se reproduz. Sendo religião de fundo animista, nossos Orixás não são espírito
de pessoas que já viveram no passado, mas forças naturais personificadas. Tendo
como ponto de partida essa alternatividade da leitura, o GT receberá propostas
envolvendo religiosidades das confissões que não contêm um livro sagrado, como,
especialmente, as de matriz africana, as indígenas, e as afro-indígenas.
Responsável: Prof. Dr. Paulo Cezar Borges Martins
12. LITERATURA, GÊNERO E SEXUALIDADES: Desconstruindo
estereótipo nos/pelos objetos culturais
A
conhecida frase de Simone Beauvoir, “Na se nasce mulher, torna-se mulher”, traz
um ideário da desconstrução de uma imagem sobre a mulher, atrelada ao
pensamento recorrente nas sociedades tradicionais patriarcais, a de que nascer
com o gênero feminino, demarca uma condição de submissão, de comportamentos e
atitudes preconcebidas para uma mulher. A referida autora e os estudos
feministas elencam reflexões que apontam que a
mulher não tem um destino biológico, ela é formada dentro de uma cultura que
define qual o seu papel no seio da sociedade. Partindo de tal pressuposto, pensar e
discutir a representação da mulher nas culturas, de uma forma geral e na
Literatura de uma forma particular torna-se fundamental, tendo em vistas as
recorrentes imagens construídas para delegar à mulher um papel de submissão. Da mesma forma a desconstrução da ideia de
gênero é urgente, enquanto tema a ser pensado e debatido, pois a cultura
pós-moderna evidenciou que assim como a mulher é uma construção cultural, o
gênero também não é algo inato ao ser humano. Outra questão, também entrelaçada
com tais discussões é a construção da sexualidade, pois urge combater a heteronormatividade.
Neste interím, o eixo temático deste Gt
perpassa e tem como objetivo tecer discussões em torno da representação
da mulher na literatura e em outros objetos culturais; dos debates sobre
gêneros e suas (des)construções a partir de representações nas artes; e das imagens construídas sobre sexualidades
nos objetos culturais.
Responsável: Profa. Ma. Sandra L Sant’Ana dos Santos
Pimentel
Distribuição dos Grupos Temáticos (por dia do evento)
Data:
07/06 das 9:00 ao meio-dia
Título do
GT
|
Responsável
|
Linguística(s) e ensino
|
Prof.
Dr. Baktalaia de Lis Andrade Leal
|
Linguística aplicada, letramentos e
análise do discurso: a palavra em tempo de golpe
|
Prof. Me.
Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Profa. Ma. Juliana Alves dos Santos, Prof. Dr.
Alexandre de Oliveira Fernandes, Profa. Ma. Mariana Fernandes
|
Literatura baiana: limites, caminhos
e transbordamentos
|
Prof.
Dr. Idmar Boaventura Moreira
|
Leitura, Sociolinguística e Análise
do discurso
|
Profa.
Ma. Luzimare Almeida Pilôto e Profa. Ma. Maria Aparecida Souza Guimarães
|
RELIGIOSIDADE AFRICANA: outras
leituras
|
Prof.
Dr. Paulo Cezar Borges Martins
|
Data:
08/06 das 9:00 ao meio-dia
Título
do GT
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Responsável
|
Literaturas africanas e
afro-brasileiras na sala de aula: pesquisa e ensino
|
Profa. Ma. Claudia
Rocha da Silva e Profa. Dra. Zoraide Portela da Silva Cunha
|
Giras Literárias na escola
e outras freguesias: vozes não canônicas na formação de leitores
|
Profa. Ma. Daniela
Galdino Nascimento
|
Práticas pedagógicas e
Formação de professores
|
Profa. Ma. Jaciara de
Oliveira Sant’anna Santos e Prof. Me. Marcolino Sampaio dos Santos
|
Literatura afro-brasileira,
literatura de autoria feminina e poéticas e narrativas brasileiras modernas e
contemporâneas
|
Dr. José Rosa dos
Santos Júnior
|
História da leitura e da
literatura, Educação literária, Livro didático e Formação docente
|
Prof. Dr. Oton Magno
Santana dos Santos
|
Literatura, gênero e
sexualidades: Desconstruindo estereótipo nos/pelos objetos culturais
|
Profa. Ma. Sandra L
Sant’Ana dos Santos Pimentel
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